DAE começa a receber equipamentos da nova Estação de Tratamento de Água de Americana
Durante o deslocamento, o trânsito precisou ser temporariamente interrompido em alguns trechos para garantir a segurança da operação
Compartilhe nas redes sociais

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana começou a receber, nesta quarta-feira (6), a primeira parte dos equipamentos que vão compor a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, empreendimento que integra o programa DAE em Ação pela Água.

A carreta com os primeiros módulos passou pela região do Portal Princesa Tecelã por volta das 10h, seguindo em direção à sede da Estação de Tratamento de Água. Durante o deslocamento, o trânsito precisou ser temporariamente interrompido em alguns trechos para garantir a segurança da operação e permitir a passagem do equipamento de grande porte até o local da obra.

No período da tarde, será realizado o içamento dos equipamentos por meio de guindaste, para posicionamento das estruturas próximo ao local onde será implantada a base da nova ETA.

Os equipamentos da nova estação são transportados por carretas especiais, com cerca de 25 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,75 metros de altura. Ao todo, serão sete carretas ao longo dos próximos três meses, transportando aproximadamente 65 toneladas de equipamentos, entre floculadores, decantadores, filtros, passarelas e escadas de acesso, além de cerca de 100 toneladas de material filtrante.

A operação de descarga conta com guindaste com capacidade para 97 toneladas. Outros componentes da estação, como bombas, tubulações, válvulas, instrumentos de medição e painéis elétricos e de automação, serão entregues e instalados ao longo da execução da obra.

Segundo o superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, a chegada dos equipamentos representa um avanço importante dentro do cronograma da nova unidade. "Esse é um momento muito importante para o projeto. O início da chegada dos equipamentos demonstra que o cronograma da implantação da nova ETA está em andamento, dentro do planejamento definido pela autarquia para que a unidade entre em operação ainda em 2026", destacou.

A nova Estação de Tratamento de Água terá capacidade para produzir até 540 mil litros de água potável por hora, o equivalente a uma vazão de 150 litros por segundo.

Construída no modelo compacto, a unidade terá operação totalmente automatizada, desde a chegada da água bruta captada no Rio Piracicaba até a saída para o reservatório central do DAE. A estrutura ocupará uma área aproximada de 450 metros quadrados dentro das dependências da autarquia.

A implantação da nova ETA integra o programa DAE em Ação pela Água, voltado à ampliação da capacidade operacional, modernização da infraestrutura e fortalecimento da segurança hídrica de Americana.

Powered by Froala Editor