O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana participou, na sexta-feira (23), da 2ª Reunião do Grupo de Trabalho do Sistema Adutor Regional (GT-SAR PCJ), realizada na sede do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em Campinas, que contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, e da diretora-presidente da SP Águas, Camila Viana. O encontro reuniu integrantes dos Comitês PCJ, empresas de saneamento e representantes do setor industrial da região.
A autarquia foi representada pelo chefe da Seção de Meio Ambiente do DAE, João Marco Alves de Oliveira, e por Leandro Zanini, representante da empresa Multiágua, que presta consultoria técnica à autarquia e também é diretor do CIESP.
O principal tema da reunião foi a apresentação da proposta do Governo do Estado para a implantação de uma Parceria Público-Privada (PPP) destinada à operação das Barragens de Pedreira e Duas Pontes, atualmente em construção, e à implantação do Sistema Adutor Regional PCJ.
O projeto contempla a regularização e o incremento das vazões dos rios Camanducaia e Jaguari, além da implantação de três grandes adutoras de água bruta, denominadas Tramo Oeste, Centro-Sul e Central, que irão reforçar o abastecimento de municípios em diferentes sub-bacias da região.
Segundo João Marco Alves de Oliveira, a reunião teve papel estratégico para o acompanhamento técnico das propostas apresentadas. "Trata-se de um projeto estruturante para a segurança hídrica regional. A discussão no âmbito dos Comitês PCJ permite avaliar os impactos, a viabilidade técnica e os benefícios do Sistema Adutor Regional, garantindo que os municípios estejam alinhados às soluções de médio e longo prazo para o abastecimento", destacou.
Para Americana e municípios do entorno, está previsto o Tramo Oeste, que deverá transportar água do Rio Piracicaba, em Americana, até a represa de abastecimento de Nova Odessa, ampliando a segurança hídrica regional.
Powered by Froala Editor





